Dedetizadora de Formigas Porto Alegre

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre
Desentupidora 16 1

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre – Não se deve utilizar inseticidas indiscriminadamente, pois apesar de algumas operárias morrerem no local, outras avisam a colônia, que rapidamente se distribuirá para diversos outros locais, formando novos ninhos. Existem vários métodos para controle de formigas.

Entre eles, destacam-se métodos mecânicos, quando se identifica e elimina-se mecanicamente o ninho; métodos culturais, que consistem na aração, em culturas de armadilhas e em resistência de plantas; métodos biológicos e naturais, ainda em aprimoramento; e métodos químicos.

Em relação aos métodos químicos, existem várias formas de se proceder, diferindo entre eles principalmente a formulação e o modo com que são aplicados.

Métodos de Controle de Formigas em Porto Alegre 

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre – Os formicidas podem ser aplicados de diferentes modos: pós secos e concentrados emulsionáveis; gases liquefeitos; soluções nebulígenas e iscas granuladas. As iscas granuladas são de fácil aplicação, dispensando aparelhos e não apresentam perigos de intoxicação. Possuem um alto grau de eficiência.

A simples aplicação de inseticida pode ser ineficaz, pois ela abrangerá um efeito restrito apenas àquelas formigas que estão visíveis, isto é, aquelas que se encontram fora do formigueiro, representando aproximadamente apenas 5% da colônia, enquanto que as outras 95% estarão protegidas em seus ninhos.

Muitas providências podem ser tomadas na busca do controle das formigas em casa, mas é importante lembrar que essas formigas não desaparecem da noite para o dia e o controle exige muita paciência e persistência, pois como essas formigas possuem muitas rainhas, elas apresentam um fenômeno conhecido como sociotomia, que é a divisão do formigueiro em vários outros quando existe algum tipo de perturbação ambiental.

Algumas Medidas Simples Podem ser Tomadas:

• Limpar bem os locais com restos de alimentos, principalmente doces;

• Vedar potes com alimentos;

• Colocar açúcar em potes hermeticamente fechados;

• Quando já houver formigas, proceder da seguinte maneira: seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem, principalmente, na junção de azulejos, batentes ou qualquer outra fresta;

• Se o formigueiro estiver na terra, devem se proteger pés e pernas e jogar água fervente. Também se deve cavar até
achar os ovos (bolinhas brancas) e jogar água fervendo com sabão sobre elas.

Guia rápido para eliminar as formigas de casa:

1 – Faça uma mistura de açúcar com água;

2 – Corte pequenos pedaços de mais ou menos 4cm x 4cm de papel laminado e pingue uma gota da mistura em cada
um; depois disso, distribua-os em diversos pontos da casa, preferencialmente próximos aos lugares onde as
formigas aparecem;

3 – Logo após um curto período de tempo já será possível observar que as formigas estarão formando uma grande
fileira e se alimentando da mistura sobre o papel laminado;

4 – Encontre a origem da fileira de formigas formada e aplique, com o auxílio de uma seringa, uma mistura igualmente dividida de água e detergente;

5 – Após o procedimento anterior, feche, com massa ou outro material ao alcance que seja isolante, o buraco onde foi
injetado o detergente;

6 – Continue repetindo esses passos por diversos dias até que a população de formigas diminua.

Observações:

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre – Quanto ao guia prático, se a fileira de formigas estiver saindo de uma tomada elétrica não utilize detergente, pois o resultado disso seria bem pior do que ter a praga instalada em sua casa. O correto nesse caso é usar talco de bebê, pois o talco entope as aberturas das formigas por onde elas respiram, além de reagir com o corpo da formiga.

As formigas podem se alojar em frestas muito pequenas ou podem simplesmente vir do jardim. Vasos com plantas também podem abrigar pequenas colônias. Não se esqueça que formigas preferem viver próximas a fontes de alimento. Se você tem o hábito de levar comida para o quarto, vai ter problemas lá também.


Desentupidora Porto Alegre

Perguntas e Respostas sobre as Formigas

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre

Quais os tipos de formigas existentes em áreas urbanas no Brasil?

Nas áreas urbanas do Brasil são encontradas as seguintes espécies de formigas: Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma), Paratrechina longicornis (formiga doida ou cuiabana), Paratrechina fulva (formiga louca ou cuiabana), Monomorium floricola (formiga faraó), Monomorium pharaonis (formiga faraó),

Pheidole megacephala (formiga cabeçuda), Wasmannia auropunctata (formiga pixixica), Inepithema humile (formiga argentina), Solenopsis saevissima (formiga lava-pés). Além disso também são encontradas várias espécies dos gêneros Pheidole (formiga cabeçuda), Camponotus (formiga carpinteira) e Crematogaster (formiga acrobática).

Qual tipo de formiga é perigoso ao homem?

Muitos tipos de formigas podem trazer algum tipo de perigo ao homem. Muitas espécies de formigas possuem veneno, as quais podem trazer sérios problemas ao homem caso seja picado, entre elas podemos destacar as espécies do gênero Solenopsis, Paraponera e Wasmania.

Ainda existem formigas cortadeiras/desfolhadoras, que trazem grandes prejuízos a plantações em geral, como as do gênero Atta, e aquelas que podem trazer bactérias, fungos, e outros tipos de microrganismos para a nossa casa, como as do gênero Tapinoma.

Por fim, existem formigas que podem se alojar dentro de eletrônicos, as quais podem trazer sérios problemas ao aparelho, podendo danificar o mesmo, como as do gênero Solenopsis.

Em áreas rurais quais os tipos existentes de formigas?

Em áreas rurais podemos encontrar as formigas do gênero Atta, Acromyrmex e Tachymyrmex, as quais são desfolhadoras, e espécies de Pogonomyrmex, Messor, Pheidole, Monomorium, Conomyrma e Solenopis, as quais são granívoras, e se alimentam de grãos, gramíneas e outras plantas.

Existem formigas venenosas?

Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

As formigas pequenas que aparecem em casas são perigosas ao homem ou animal?

Existem formigas que podem percorrer mais de 50 metros para procurar alimento. Algumas formigas podem trazer consigo bactérias, fungos, os quais podem ser prejudiciais ao homem. Também existem formigas que possuem veneno e picada extremamente dolorida. Mesmo sendo pequenas, algumas formigas podem ser perigosas, pois podem contaminar nossas casas, assim como nos trazer riscos.

Para que servem as formigas?

As formigas estão presentes em muitos ambientes, não ocorrendo em regiões polares, marinhas, ou de neve perpétua. Cerca de 40% da biomassa de invertebrados em certas regiões são de formigas. Apesar de muitas formigas trazerem problemas ao ser humano, existem formigas que são de grande importância para o ecossistema do qual fazem parte.

As formigas saúvas, apesar de desfolhadoras, agem também de maneira positiva em função do ecossistema onde vivem, já que o acúmulo de material em decomposição dentro de seus ninhos pode possibilitar o desenvolvimento de plantas que antes não se desenvolviam naquele determinado solo devido ao fato de o mesmo ser pobre em nutrientes.

Também existem muitas plantas que dependem de formigas para a dispersão de suas sementes. Por fim, podemos citar o as formigas como parte da alimentação de alguns animais como o tamanduá, tatu, chimpanzé, alguns tipos de lagartos, alguns insetos, e outras várias espécies de animais. E mesmo para os humanos. Comer as rainhas das saúvas tostadas é comum em países como Brasil e Colômbia.

Qual o perigo da formiga saúva?

O perigo relacionado às formigas saúvas (gênero Atta) está ligado ao fato de esses indivíduos serem desfolhadores. Elas cortam os caules e as folhas de plantas e às levam para o seu formigueiro, portanto, elas podem trazer grandes prejuízos a lavouras em geral, assim como algumas espécies de árvores.

Formiga tem asa?

Alguns indivíduos em uma colônia podem sim apresentar asas. Em um formigueiro existem operárias e uma rainha (em alguns formigueiros pode ocorrer a presença de mais de uma). Operárias não possuem asas, e as rainhas já possuíram um dia. Durante o período de reprodução, ocorre a presença de indivíduos alados na colônia.

Esses indivíduos são machos e fêmeas sexualmente ativos (príncipes e princesas), os quais, no período de reprodução, fazem o voo nupcial, levando-os a cópula e formação de um novo formigueiro a partir da fêmea fertilizada.

Como combater um formigueiro?

O combate a um formigueiro varia de acordo com a espécie da formiga residente no mesmo. Do caso das formigas cortadeiras, como as saúvas, o combate pode ser realizado de maneira direta, com a aplicação de inseticidas diretamente no ninho, ou então de maneira indireta, utilizando de iscas com veneno, as quais os animais levarão para dentro do ninho, contaminando o mesmo e resultando na morte do formigueiro.

Já as formigas que encontramos em nossas residências podem ser combatidas com inseticida ou iscas atrativas, porém, diferentes das usadas por cortadeiras, já que sua alimentação é diferente. Existem formas caseiras para se combater alguns tipos de formigas, como o uso de cravo-da-índia, porém não são muito eficazes.

Como a formiga consegue encontrar a sua casa?

As formigas sabem sempre o caminho de seu ninho devido ao fato de que as mesmas podem se localizar utilizando principalmente orientações químicas (como trilhas de feromônios), e, além disso, o sol, a visão, o tato, sinais gravitacionais (utilização de acidentes físicos para se localizarem), memória espacial, e até magnetismo (é sabido que algumas espécies de formigas na fase larval e adulta conseguem perceber campos magnéticos, podendo isso ser uma ferramenta de localização, porém, esse mecanismo é pouco conhecido).

Como saber se uma formiga é macho ou fêmea?

Uma colônia é formada somente de formigas fêmeas. Os machos alados (príncipes) surgem somente no período de reprodução e duram um ou dois dias. A diferenciação de machos alados das outras formigas pode ser feita a partir do fato de eles terem asas e a cabeça bem menor do que as operárias, rainhas e fêmeas aladas.

A formiga jogada de qualquer altura não morre?

Provavelmente não. Devido a sua baixa densidade corporal, peso e forte exoesqueleto quitinoso, uma pequena formiga ao ser jogada de qualquer altura atingirá uma velocidade máxima antes de atingir o chão. Essa velocidade é proporcional à resistência do ar ao seu corpo. Como ela tem um corpo pequeno, de massa pequena, essa velocidade não é suficientemente grande para que o impacto com o solo seja mortal.

As formigas gostam mais de frio ou calor?

As formigas de um modo geral preferem os lugares quentes a frios, porém, temperaturas muito altas podem atrapalhar o desenvolvimento do formigueiro, assim como as muito baixas.

As formigas descansam ou trabalham 24 horas ao dia?

Elas descansam por curtos períodos de tempo.

As formigas brigam entre si?

As formigas podem brigar com indivíduos de outros formigueiros. Esses combates podem ocorrer pelos motivos de buscas por alimento, expulsão de formigas intrusas no ninho, entre outros motivos. Podem ocorrer também confrontos entre indivíduos do mesmo ninho, porém de rainhas diferentes, já que algumas espécies de formigas podem ter em seus ninhos mais de uma rainha.

Quantos anos vivem as formigas?

O tempo de vida de uma formiga varia de acordo com a sua espécie, podendo variar de algumas semanas ou meses para as operárias, até muitos anos, como as rainhas.

A formiga consegue carregar quantas vezes mais que seu peso?

Existem formigas que conseguem levantar até 50 vezes o seu próprio peso.

As formigas se comunicam entre si?

Sim. Essa comunicação é realizada a partir de feromônios (substâncias químicas voláteis), pela visão, por som, trofalaxia (contato boca a boca com troca de alimento), e pelas antenas (comunicação tátil por antenação)

Em média quanto pesa uma formiga?

É difícil determinar o peso médio de uma formiga, já que o tamanho delas varia muito, podendo algumas atingir mais de 3,0 cm de comprimento, e as menores podem ter menos de 1mm.

As formigas atacam a lavoura?

Sim, formigas atacam lavoura. Podemos tomar como exemplo as formigas saúvas, que são cortadeiras e desfolhadoras, ou seja, atacam lavouras e cortam as folhas e caules das plantas para levarem a seus ninhos.


Controle de Formigas Porto Alegre

Controle de Formigas Porto Alegre

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre – A Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul utiliza métodos modernos, técnicas práticas e equipamentos com tecnologia de ponta, para garantir a você excelência nos serviços prestados em Controle de Formigas.

As formigas são inofensivas na maior parte das vezes, mas elas também podem causar incômodos muito grandes para as pessoas, especialmente nas cozinhas, por isso o Controle de Formigas é fundamental.

Não é ruim quando você coloca um pedaço de doce em cima da mesa e, dentro de minutos, ele está sendo atacado por esses insetos? Muitas vezes é necessário ter um Controle de Formigas cortadeiras e também um Controle de Formigas carpinteiras para evitar pequenos problemas do cotidiano.

Esses insetos são considerados sociáveis, já que são observados nos mais diferentes ambientes e climas. Cientistas chegaram a catalogar mais de 10 mil espécies ao redor do mundo. Hospitais, por exemplo, precisam de um controle rigoroso com esses insetos, em especial Controle de Formiga faraó, a mais encontrada nesse ambiente.


Desinsetização de Formigas Porto Alegre

Desinsetização de Formigas Porto Alegre

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre – Na Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul você encontra as melhores metodologias e procedimentos para o controle e Desinsetização de Formigas, entendemos que a segurança e qualidade são primordiais para nossos clientes.

A Desinsetização de Formigas é um serviço de grande importância para a saúde pública, pois as formigas carregam vírus e bactérias nas patas o que pode acarretar na contaminação de transmissão de infecções através de microrganismos.

As formigas são insetos do mesmo grupo das abelhas e vespas, são importantes ao ambiente por arejarem o solo, espalharem a semente e se alimentarem de insetos que prejudicam a agricultura. No Brasil existem aproximadamente 2.000 espécies de formigas das quais apenas 20 à 30 são consideradas pragas urbanas.

As alterações ambientais ocasionadas pela urbanização levam ao aparecimento de muitas espécies de formigas. Algumas espécies se adaptaram a viver nas cidades, encontrando alimento em abundância e abrigo nas construções e objetos, locais adequados para fazerem seus ninhos.


Dedetização de Formigas Porto Alegre

Dedetização de Formigas Porto Alegre

Dedetizadora de Formigas Porto Alegre – A Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul oferece as mais eficientes soluções para a dedetização de formigas em diversos ambientes. As formigas se instalam de forma extremamente rápida nos mais diferentes ambientes, proporcionando incômodo e, em algumas situações, se tornam verdadeiras pragas.

De maneira geral, os ninhos das formigas consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam entre si e com o exterior. Os ninhos podem ser construídos sob azulejos, batentes de portas, pisos, em cavidades de troncos de árvores e ou diretamente no solo, por isso durante a dedetização de formigas é necessário ficar atendo a esses detalhes.

Independente da espécie de formiga que está habitando o seu imóvel a Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul tem a solução ideal pra você através da dedetização de formigas.


blank