Como Livrar o Cachorro das Pulgas e Carrapatos?

Como Livrar o Cachorro das Pulgas e Carrapatos?
Desentupidora 16 1

Como Livrar o Cachorro das Pulgas e Carrapatos? – Saber os locais onde são encontrados e os hábitos que evitam a infestação pode ajudar a proteger o seu cachorro. Queda de pelos e coceira excessiva são os sintomas que levam ao diagnóstico de dermatite alérgica a picada de pulga (DAPP).

Livre seu cão das pulgas e carrapatos! As doenças causadas pelas pulgas e carrapatos são motivo de dor de cabeça para os donos de 37 milhões de cães no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), e razão de parte das visitas aos consultórios veterinários.

Uma das explicações para o surgimento de tantos novos casos é que os ectoparasitas de adaptaram às cidades e, dentro de nossas casas, encontram um ambiente propício para viver e se reproduzir.

Os cães podem ser infestados por pulgas e carrapatos, em ruas, parques, praças, chácaras, fazendas e pet shops. Mas o principal ambiente onde o cachorro encontra pulgas e carrapatos é em sua própria casa. O que pouca gente sabe é que 95% das pulgas e carrapatos se encontram no ambiente, e não no animal, e ainda estão em fase de desenvolvimento. Só 5% deles, já adultos, infestam os cães.

As pulgas preferem se esconder entre frestas de pisos de madeira, tapetes, carpetes e locais no chão onde não há muita luz. Os carrapatos dos cães, por sua vez, não ficam no solo e se escondem em lugares como o teto da casa do cachorro, atrás de quadros, dentro de portas ocas e outros locais no alto da residência – pois sobem facilmente pelas paredes.

Se um vizinho, por exemplo, tiver uma infestação de carrapatos, os parasitas podem chegar até outras casas próximas. Os cachorros são alvos fáceis de pulgas e carrapatos porque possuem uma temperatura corporal mais elevada que a dos humanos (média de 38,5° C) e são inteiramente cobertos por pelos, dessa forma tornando bastante propícia a proliferação desses tipos de parasita.

Perigo, peludo infestado! A coceira – leve ou excessiva – é o principal indício de que o cachorro está infestado por pulgas, as fezes dos parasitas podem ser visualizadas em caso de infestação. Uma dica é os proprietários buscarem por pequenos pontos pretos nos pelos dos cachorros. Falhas na pelagem, vermelhidão na pele e úlceras na base da cauda do animal também indicam a presença dos insetos.

Além de identificar o carrapato fixado no cão, os donos podem suspeitar de que o pet foi “vítima” da doença transmitida por esse parasita quando apresentar letargia, falta de apetite e apatia. Em casos em que a doença evolui para a chamada fase crônica, os sintomas são: febre, vômitos, pequenos pontos vermelhos pelo corpo (patéquias) e anemias.

Em alguns países da Europa, África, Ásia e das Américas, já que está comprovado que os carrapatos podem transmitir doenças graves e até letais as pessoas. Na América, a bactéria Rickettsia rickettssi causadora da Febre Maculosa, está amplamente difundida.

Veja a Importância de Evitar Pulgas e Carrapatos

Na América do Sul, o gênero de pulga Ctenocephalides felis é o que mais acomete os cães. Em infestações severas de pulgas, os cachorros podem ter: Dermatite alérgica a picada de pulga (a saliva da pulga causa reação alérgica, desencadeando coceira); Piodermite (doença bacteriana da pele).

As Três Principais Doenças causadas pelo Carrapato Rhipicephalus sanguineus em cachorros são:

Erliquiose canina
Babesiose canina
Hepatozoonose canina

As duas primeiras são decorrentes da transmissão de uma bactéria por meio da picada. Já na terceira o cachorro se infecta ao ingerir o carrapato quando se lambe.

Tanto os carrapatos como as pulgas podem ainda acarretar quadros de anemia. Os dois parasitas são hematófagos, ou seja, sugam o sangue para sobreviver. Em grandes infestações, os cães podem perder uma grande quantidade de sangue diariamente.

Portanto, prevenir que os pets entrem em contato com as pulgas e os carrapatos ainda é a melhor saída para evitar o problema. Com as diversas opções que existem no mercado para combater as pulgas e os carrapatos, o ideal é que o proprietário do cão escolha apenas um e siga à risca o tratamento.  O importante é usar um produto que tenha o chamado “período residual”, seja em spray, spot-on ou com a coleira.

Mas Qual o Melhor Tratamento Contra os Carrapatos e as Pulgas nos Cachorros?

Xampus e sabonetes não são indicados como únicos métodos preventivos, pois têm ação momentânea. Por isso, é imprescindível que o ambiente em que o animal vive também receba atenção no tratamento.

Pois, como citamos anteriormente não adianta tratar apenas o cão ou vice-versa, o ideal é fazer o tratamento em conjunto, ou seja, no cachorro procure orientação do seu veterinário de confiança e no ambiente uma empresa legalizada na Vigilância Sanitária e que possua no seu corpo técnico um responsável operacional.

É interessante observar os lugares onde os cachorros ficam, como camas, sofás e casinhas. Se suspeitar da presença dos parasitas, vale a pena olhar as frestas e fazer uma boa limpeza diária com produtos contra os intrusos, além de uma caprichada por mês. Já se houver, de fato, grandes infestações por estes ectoparasitas, uma dedetização pode ser a solução – lembrando que a medida deve ser sempre com a orientação de uma empresa de controle de pragas, as chamadas, dedetizadoras.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre


blank

blank

ALGUNS DE NOSSOS SERVIÇOS:

DESENTUPIDORADEDETIZADORA , CAÇA VAZAMENTOLIMPA FOSSAHIDROJATEAMENTOLIMPEZA DE CAIXA DE ÁGUALIMPEZA DE CAIXA DE GORDURAENCANADORIMPERMEABILIZAÇÃOMANUTENÇÃO PREDIALPINTURA PREDIALLAVAGEM PREDIAL


blank

CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA

(51) 3094.2083 – 99802.4242

A Desentupidora realiza orçamento mediante a visita de um técnico fornecido sem compromisso. Ele é elaborado de acordo com o material a ser utilizado e tipos de serviços a serem prestados. O serviço é realizado apenas após a aprovação do orçamento.

FORMAS DE PAGAMENTO

Dinheiro – à vista com desconto
Cartão – parcelado em até 6x (aceitamos Visa e MasterCard)

OBS: A nossa empresa de desentupimento oferece outras formas de pagamento para pessoa jurídica, consulte nosso departamento comercial.


blank

blank

EMPRESA CERTIFICADA PELOS DOCUMENTOS:

Nossos Certificados

• Certificado de registro CRQ 5° Região Nº 0681 08 373
• AFT Eng. Químico Nº 136884
• Licença de Operação FEPAM Nº 687/2014-DL
• Alvará de Saúde (Vigilância Sanitária) – Controle de Pragas Nº 9389 e limpeza de reservatórios de água Nº 7045
• LTCAT (Laudo técnico das Condições Ambientais de Trabalho)
• PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
• PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
• NR33
• NR35