Como Desentupir Ralos e a Soda Cáustica

Como Desentupir Ralos e a Soda Cáustica
Desentupidora 16 1

Como Desentupir Ralos e a Soda Cáustica – Antigamente, era só aparecer um problema no escoamento de água pelos ralos que nossas mães e avós corriam em despejar soda cáustica para desentupir a tubulação. A solução, apesar de funcionar em alguns poucos casos, ainda gerava inúmeros problemas futuros, como desgaste e perfuração no encanamento. Mesmo a soda cáustica sendo um poderoso corrosivo ela não é capaz de desentupir pia ou outra situação de obstrução.

Primeiramente, o hidróxido de sódio em contato com a água chega a temperatura suficiente que provoca a solidificação da gordura e piora o entupimento. O uso frequente da soda cáustica para o desentupimento de ralo também causa desgastes no encanamento. Nos casos dos de PVC pode até mesmo corroer o cano e causar vazamentos.

A soda cáustica não é indicada para o desentupimento de ralo, principalmente o da pia da cozinha. Isso porque esta tubulação normalmente se encontram incrustadas ou obstruídas por gordura e a soda cáustica causa uma reação de endurecimento em seu interior. Ela ainda causa um aquecimento da tubulação, ocasionando a corrosão da cola de vedação entre as conexões (curvas, luvas e entre barras), vindo a causar irregularidades como vazamentos e infiltrações. A soda cáustica também pode causar queimaduras severas e irreversíveis na pele e nos olhos. Tenha bastante cuidado no seu manuseio e armazenamento, pois sua ingestão pode causar a morte.

Há inúmeras maneiras de realizar o desentupimento de ralo sem precisar utilizar produtos químicos. O desentupimento de ralo pode ser feito, por exemplo, desconectando o sifão da cuba para retirar os resíduos. Use balde e luvas para evitar o contato com a sujeira. Outra opção é moldar um arame no formato de gancho. Insira pelo ralo com cuidado e puxe todos os resíduos. Se preferir, contrate uma empresa especializada em desentupimento de ralo e pia.

O desentupimento de ralo profissional tem a seu dispor diferentes equipamentos, como hidrojato e maquinário rotativo com cabos aspirais e ponteiras especificas para cada tipo de tubulação. A prevenção, contudo, ainda é uma das melhores dicas para o desentupimento de ralo. No caso dos banheiros, tenha cuidado ao secar ou pentear os cabelos. Coloque sempre uma toalha dentro da cuba da pia antes de escovar as madeixas. Dessa forma, os fios não correm o risco de descer pelo ralo e causar uma grande dor de cabeça ao proprietário da casa. Além do cabelo, é comum encontrar outros tipos de materiais nos encanamentos, como areia e outros pequenos objetos.

A Desentupidora Construsul Porto Alegre é referência em desobstrução, contando com profissionais capacitados, equipamentos de ponta, uma grande frota e, o mais importante, um atendimento de excelência! Precisando de um serviço de desentupimento de ralo, entre em contato com nosso plantão permanente que nós resolvemos o seu problema.