Como Desentupir Encanamento com Cimento

Como Desentupir Encanamento com Cimento
Desentupidora 16 1

Como Desentupir Encanamento com Cimento – Quem já passou por um período de construção ou reforma, em casa ou no trabalho, sabe quão estressante isso pode ser. Além de problemas com prazos, mão-de-obra, gastos não planejados, há a chance de ter que lidar com um entupimento no encanamento. Isso pode acontecer devido ao entupimento na tubulação causado pelos rejeitos da construção, pelo pó gerado da areia e cimento, ou na renovação de pisos cerâmicos ou de madeira.

Muitas vezes o problema de entupimento na instalação hidráulica não é percebido de imediato, e desentupir o encanamento obstruído por areia ou cimento após construção ou reforma pode não ser tão simples assim.

A necessidade de desentupir o encanamento devido ao acúmulo de rejeitos da obra ou reforma, pode tirar qualquer um do sério, e levar a soluções imediatas como tentar a desobstrução por conta própria.

Muitas vezes, sem a análise correta sobre a situação da tubulação, esse método caseiro de desentupimento pode levar a problemas mais sérios, e até mais gasto de tempo, dinheiro e mais tempo de reforma para troca de tubulação.

Os materiais utilizados durante uma construção ou reforma, como cal, areia, cimento, argamassa, pó de gesso, ao entrar em contato com a umidade na tubulação de água ou esgoto, acabam se solidificando dentro do encanamento, algumas vezes o problema pode ser irreversível e necessário a troca do tubo entupido. Por isso, fique sempre atento ao passar por uma reforma ou construção, e lembre-se de cobrir as entradas dos encanamentos!

Caso aconteça um entupimento na instalação hidráulica durante uma reforma, é necessário que se avalie corretamente a gravidade do caso com equipamentos específicos, como filmagem da tubulação e caça-vazamentos. Após encontrado o local exato do problema, o desentupimento é efetuado também com os equipamentos adequados.

PREVENÇÃO

Os cuidados para evitar problemas durante uma reforma são bem simples: deve-se cobrir e tapar os ralos expostos no ambiente que acontecerá a obra. Por exemplo, se a reforma for acontecer em um banheiro, lembre-se de manter a tampa do vaso sanitário fechada para evitar problemas.

LIMPEZA

Lembre-se que após a reforma, no local pode haver um pouco de sujeira que entre dentro das tubulações e que possa causar entupimento. Fique atento aos resíduos da construção para evitar que essa poeira de cal, cimento, pó de gesso, argamassa e outros materiais se solidifique na tubulação e cause entupimento