A Diferença entre Fossa Negra, Fossa Séptica e Fossa Seca

A Diferença entre Fossa Negra, Fossa Séptica e Fossa Seca

A diferença entre fossa negra, fossa séptica e fossa seca – Muitas localidades brasileiras não contam com redes de esgoto, nesses casos são utilizadas as fossas. Elas precisam de manutenção constante e é nessa hora que você pode contar com a Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul.

Fazemos esse serviço com toda garantia de qualidade e eficiência. É comum que as pessoas ouçam falar de vários tipos de fossas, mas qual a diferença entre elas?

Fossa séptica: Ela é construída de cimento ou alvenaria e consiste em uma cavidade que represa o esgoto para que ele seja consumido por bactérias. A fossa séptica separa líquidos de elementos mais densos que possam conter o esgoto. Ela é composta por três câmaras: a de decantação, que são decantados os resíduos suspensos, a de digestão, que utiliza as bactérias para consumir os resíduos decantados e a câmara de escuma que recebe o que não foi decantado.

Fossa negra: Esse modelo é mais rústico traz mais riscos ao local. Escavada diretamente no terreno, ela não possui revestimentos. Os resíduos caem diretamente no solo, sendo assim eles podem se infiltrar na terra, contaminando o ambiente e tornando-se mais prejudicial à saúde. Não deve ser utilizada próximo a poços e mananciais. No caso da fossa negra, é preciso que seja esvaziada e tratada com mais frequência.

Fossa seca: Construída para armazenar materiais sólidos e pastosos, não se adéqua ao recebimento de líquidos. Para construí-la é necessário garantir uma boa distância de casa e de qualquer fonte de água. Não deve ser construída em terrenos propícios a inundações. Consiste na escavação direta sem revestimento.


O que é uma fossa séptica?

Limpa Fossa

Antes de falarmos sobre como desentupir uma fossa séptica, nada melhor do que conhecermos um pouco mais a respeito, como por exemplo: como funciona, para que serve. Para quem não sabe nada a respeito, vamos começar do zero. Fossa séptica é uma forma de tratamento de esgoto sanitário muito utilizado em zonas rurais devido à falta de tratamento de esgoto.

Nestes casos, a fossa séptica tem como finalidade purificar a água que chega através dos vasos sanitários, para depois devolvê-la ao meio ambiente sem agredir o meio ambiente, algo possível devido as químicas envolvidas que atuam fisicamente nos dejetos.

Como funciona esse tratamento:

Os dejetos provenientes dos vasos sanitários são armazenados em um tanque instalado a 30 metros da residência, na maioria das instalações o tanque pode ser constituído de concreto, alvenaria ou, qualquer outro tipo de material que mantenha as condições de segurança, resistência e longevidade.

Nesses tanques, os dejetos sólidos são depositados no fundo, onde ocorre a decantação, ou seja, a decomposição da matéria sólida por bactérias anaeróbicas. Tal ação gera gases e para isso, os tanques contam com uma válvula de escape para dar vasão. Quando o tanque enche, o líquido passa para outro tanque que conta com o processo de filtragem que é realizado através de cascalho e areia.

É deste segundo tanque que a água é reaproveitada para outros fins ou para simplesmente ser devolvido ao meio-ambiente. Outras fossas sépticas ainda contam com adição de produtos químicos para acelerar ainda mais no processo de limpeza e aumentando o campo de utilização, por exemplo, o cloro ao atuar sobre esse processo torna a água novamente potável.

Algumas observações:

Os tamanhos dos tanques variam conforme o número de pessoas na residência. Os resíduos da pia ou dos ralos não devem ser direcionados para a fossa séptica devido a utilização de produtos químicos de limpeza, geralmente esses produtos matam as bactérias que trabalham na decantação dos materiais orgânicos.

Outro fato importante que vale destacar é referente a instalação das fossas sépticas, devido à sua utilização, não é recomendável que seja instalada próxima de poços artesianos para evitar contaminação da água devido seus microrganismos infecciosos.

E ao instalar uma fossa séptica subterrânea sua tampa não deve ser muito grande para evitar desabamento e sua instalação deve ser feita por profissionais para evitar danos a lençóis freáticos.

Como desentupir uma fossa séptica:

Desentupir uma fossa séptica não é tão fácil quanto um ralo ou uma pia, além dessa problemática, desentupir uma fossa séptica requer não somente conhecimento como também, muito cuidado. Não podemos esquecer que estamos lidando com um sistema que contém um número grande de bactérias e microrganismos que podem ser prejudicial à saúde, isso sem mencionar o seu sistema de funcionamento que não pode ser danificado.

Imagine se por ventura você decidir desentupir sua fossa séptica e acabar danificando alguma engrenagem? O problema pode se agravar mais ainda. Desentupir uma fossa séptica segue o mesmo conselho de se automedicar, ou seja, não faça.

Nada melhor do que contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço como a Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul. A empresa conta com um longo histórico de existência e ainda conta com profissionais capacitados e preparados para lidar com qualquer tipo de entupimento.

Nos casos de fossas sépticas, existe todo um cuidado, não somente com seu sistema como também com as bactérias que atuam na decomposição dos dejetos sólidos. Por isso, caso sua fossa séptica entupiu, antes de sair pesquisando sobre o que fazer.

Entre em contato com a Construsul Desentupidora Porto Alegre Zona Sul, nossos profissionais estão preparados e todos foram treinados para todas as possíveis eventualidades.


O que é uma fossa negra?

 Limpa Fossa

Existem vários tipos de fossas, hoje vamos falar um pouco sobre a fossa negra. Esse tipo de fossa é um meio de saneamento bastante primitivo que surgiu com objetivo de evitar os problemas causados pela contaminação do meio ambiente por objetos que antes eram lançados diretamente em rios, lagos ou no próprio solo.

Sua estrutura consiste em um buraco no solo, não necessariamente coberto, onde são levados os dejetos. Como não se trata de estanque, esse conteúdo pode vir a se infiltrar no solo trazendo riscos de contaminação aos lençóis freáticos.

Apesar de ser tão antiga, a fossa negra ainda pode ser encontrada em regiões mais pobres que não contam com redes de esgoto ou ainda em áreas rurais. Apesar de não haver uma fiscalização eficiente, o uso desse tipo de fossa é proibido em vários lugares do Brasil justamente por conta dos riscos descritos.

Mas quais as alternativas viáveis e corretas à fossa negra? As opções mais eficientes são as fossas sépticas e as mini estações de tratamento de esgoto. As fossas sépticas minimizam os problemas das fossas negras porque nela os dejetos não entram em contato direto e as mini estações de tratamento de esgoto devolvem ao ambiente uma água já tratada que pode ser reutilizada.


 

Dicas da Desentupidora em Porto Alegre – Como Fazer o Desentupimento

Veja abaixo 11 formas de como VC com certeza vai resolver o seu problema de entupimento se não for um caso grave de entupimento em geral.


01 – Desentupimento com Desentupidor de Borracha

Desentupir com Desentupidor de Borracha

Desentupimento com Desentupidor de Borracha – Este com certeza é o mais eficaz entre os métodos é será o primeiro de nossa lista. Primeiramente encha o o local do entupimento com água, após está cheia pegue o desentupidor e faça flexões para cima e para baixo até que ocorra a desobstrução.


02 – Desentupimento com Arame

Desentupir com Arame

Desentupimento com ArameFaça o seguinte, com um arame não muito rígido enfie na tubulação girando e empurrando o mesmo para dentro da tubulação para que o mesmo, chegue até a área obstruída para que faça o rompimento dos objetos que causam o entupimento.


03 – Desentupimento com Mangueira

Desentupimento com MangueiraEnfie a mangueira pela tubulação o máximo possível quando a mesmo não entrar mais dentro da tubulação vede a boca do encanamento com um pano juntamente com a mangueira. Abra a água para que haja pressão dentro da tubulação, fazendo a desobstrução do encanamento. Geralmente este método funciona bem, em caso de entupimentos de ralos e pias com sujeiras superficiais.


04 – Desentupimento com a Mão

Desentupir com a Mão

Desentupimento com a MãoEste é um dos métodos mais tradicional, encha o tubulação com água e com a mão faça movimentos sobe desce na saída da água até que haja a liberação da tubulação. Este método geralmente só funciona quando o entupimento é superficial como acumulo de sujeira de pouco tempo.


05 – Desentupimento com Diabo Verde

Desentupir com Diabo Verde

Desentupimento com Diabo VerdeAbra o frasco do produto e jogue diretamente no encanamento entupido, para que o mesmo dilua a sujeira no encanamento e faça o desentupimento da rede de esgoto. Não aconselhamos o uso destes produtos pois em muito casos acabam criando uma camada de gordura sólida na tubulação, a qual dificulta ainda mais a desobstrução do encanamento.


06 – Desentupimento com Coca Cola

Desentupir com Coca Cola

Desentupimento com Coca Cola – Este é o produto mais usado para o desentupimento de tubulação de esgoto, geralmente funciona quando o entupimento está localizado no começo da tubulação.


07 – Desentupimento com Fita Passar Fio

Desentupir com Fita Passa Fio

Desentupimento com Fita Passar Fio – Esta fita é a mesma de passar fio mas comumente é usada para o desentupimento, é bastante eficiente e consegue resolver nas maioria das vezes.


08 – Desentupimento com Desentupidor Manual

Desentupir com Desentupidor Manual

Desentupimento com Desentupidor Manual – Este é comprado nos depósitos de construção, é um kit contendo um cabo de aço e manivelas para fazer o cabo girar, seu uso não é dos mais simples e desobstrui quando o entupimento é superficial.


09 – Desentupimento com Soda Cáustica

Desentupir com Soda Caustica

Desentupimento com Soda Cáustica – Saiba mais a soda cáustica é muito usado em desentupimento de esgotos em geral. O produto é muito forte e em muitos casos acaba derretendo a tubulação ao invés de desobstrução não é muito recomendada.


10 – Desentupimento com Hidrojateamento

Desentupir com Hidrojateamento

Desentupimento com Hidrojateamento – Este é um dos desentupidores mais eficientes no mercado além da desobstrução faz uma limpeza na tubulação, o sistema funciona com pressão de água pressurizando a mangueira que contém um bico o qual impulsiona a mesma para frente.(Somente Executado Por Desentupidoras).


11 – Desentupimento com Maquina Desentupidora

Desentupir com Maquina de Desentupimento

Desentupimento com Maquina de Desentupimento Querendo saber desentupir tubulação de esgoto com máquina, saiba que este é o melhor método de desobstrução geralmente a máquina resolve qualquer tipo de entupimento não importando o material o qual está obstruindo a tubulação é muito rápido e prático. (Somente Executados Por Desentupidoras).