[rev_slider alias=”bg_topo”]

Orçamento Gratuito

Ligue Agora

(51) 3402.1852

Agende um visita

(51) 3224.0691

Emergência!

(51) 9917.8266

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul 

Desentupimento

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Desentupimento em Porto Alegre presta serviços de qualidade e excelência no atendimento é o que oferecemos aos nossos clientes. Com mais de 36 anos de experiência no ramos de desentupimento em porto alegre e desentupidora em porto alegre contamos com uma frota de caminhões apropriados para cada tipo de serviço e profissionais qualificados para realizar serviços de qualidade.

Problemas mais comuns do dia-a-dia:

Entupimento de pias, ralos, tanques, vasos sanitários, esgotos, caixa de gordura. Utilizamos equipamentos próprios para desentupimento que não danificam o encanamento. O serviço da Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Desentupimento em Porto Alegre é realizado de forma rápida e prática, atendendo suas necessidades.

Desentupimento em Porto Alegre Zona Norte, 

Desentupimento em Porto Alegre Zona Sul,

Desentupimento em Porto Alegre Zona Leste,

Desentupimento em Porto Alegre Zona Oeste,

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul Manutenção preventiva em redes de águas pluviais. Necessária nas grandes cidades, sempre fazemos o melhor para que haja um bom funcionamento das redes evitando sérios transtornos à população. Desentupimento de fossas sépticas, poço de recalque. Nossos equipamentos contam com bombas de sucção que realizam o esgotamento da fossa de forma eficiente, seguindo todos as normas de segurança.

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul Limpeza e desentupimento de redes e galerias de esgoto. Nossos profissionais altamente capacitados são treinados para realizar limpeza em locais de difícil acesso com muita segurança obedecendo às normas técnicas. Desobstrução de colunas e coletoras em condomínios. Remoção de todo conteúdo usando equipamentos e técnica específica.

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul Remoção de resíduos em ramais industriais (indústrias químicas, alimentícias, têxteis, papéis e celulose, petroquímica, frigoríficas, de reciclagem, entre outras). Além de efetuar o desentupimento, garantimos que os resíduos sejam transportados para locais específicos sem dano algum ao meio ambiente.

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul tem o compromisso de trabalhar pela excelência com equipamentos de alta tecnologia e proporcionar a nossos clientes total satisfação, seja qual for o serviço de desentupimento solicitado.

Desentupimento de Esgoto

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul. O entupimento de redes de esgoto geralmente é ocasionado pela obstrução ou acúmulo de resíduos em toda a extensão da rede de tubulação, incluindo construções vizinhas que podem estar interligadas à rede. Os maiores causadores de entupimento nesse caso são as placas de gordura, panos triturados, fios de cabelo, plásticos, resíduos orgânicos e outros detritos que atrapalham o fluxo da água.

Desentupidora Porto Alegre Zona Norte,

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul,

Desentupidora Porto Alegre Zona Leste,

Desentupidora Porto Alegre Zona Oeste,

O desentupimento de esgoto da Desentupidora Porto Alegre Zona Sul é realizado na maior parte das vezes utilizando equipamentos rotativos, como o K/500 com cabos flexíveis, que permitem a desobstrução da tubulação e evita a quebra de paredes e pisos.

Por que o Esgoto Entope?

A possíveis causas para o entupimento:

 – Jogar objetos no vaso sanitário: papel higiênico, preservativos, absorventes, cabelo, pedras sanitárias, entre outros.
– Resíduos orgânicos no ralo da pia: restos de alimento, óleo de cozinha, gordura em geral, guardanapos, etc.
– Máquina de lavar e tanques: fios e fiapos de tecidos, pedaços de pano, etc.
– Ralos: folhas, pedras, fezes de animais, etc.
– Caixa de inspeção: entupimento ou acúmulo de resíduos na caixa de inspeção.

Como se Prevenir?

A fim de se prevenir contra o entupimento de colunas siga as seguintes dicas:

Resíduos Alimentares: separe o lixo orgânico e descarte eles separadamente. Não descarte restos de comida no ralo da pia, por menores que sejam, eles podem se acumular na caixa de gordura e ocasionar grandes problemas.

Fios de Cabelo: após o banho procure retirar imediatamente fios de cabelo e pêlos que por ventura tenham caído no ralo. Evite fazer a limpeza de pentes e escovas sobre a pia.

Roupas: ao lavar roupas tome cuidado com fiapos e resíduos da máquina de lavar, que devem ser jogados no lixo e não no ralo do tanque.

Prevenção: realize a limpeza periódica da caixa de gordura (a frequência varia de acordo com o tamanho da caixa e de sua utilização).

Hidrojateamento

Hidrojateamento é uma técnica utilizada pela Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Hidrojato em Porto Alegre em desentupimentos em gerais. Também conhecida como jateamento ou hidro corte, geralmente a técnica é utilizada com água sob alta pressão controlada. O hidrojateamento desobstrui tubulações de forma rápida e eficaz. A alta pressão permite desentupir tubulações de até 8”, com capacidade de 260 litros de água por minuto, para qualquer e todo entupimento em industriais, comércios e residências.

Caminhão de Hidrojateamento

Com uma frota própria de caminhões adaptados a cada serviço e profissionais altamente qualificados e treinados, a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul levamos até você um serviço de qualidade.

O hidrojateamento pode ser aplicado em:

  • Indústrias químicas e petroquímicas, alimentícias, têxteis, de reciclagem e frigoríficos
  • Limpeza de inundações, tanques, remoção de detritos e entulhos
  • Desentupimento de redes de esgoto, coletoras
  • Limpeza de fachadas
  • Só quem investe em tecnologia, possui os melhores equipamentos no mercado.

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Hidrojateamento em Porto Alegre utiliza equipamento de alta pressão com bicos rotativos, indicados para a limpeza de tubos com incrustações internas. Com conexão direta na lança ou na mangueira, limpam uniformemente toda a extensão do tubo, independente do sentido de trabalho, proporcionando alta eficiência na limpeza sem danificar a parede.

Hidrojateamento Porto Alegre Zona Norte,

Hidrojateamento Porto Alegre Zona Sul,

Hidrojateamento Porto Alegre Zona Leste,

Hidrojateamento Porto Alegre Zona Oeste,

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Hidrojateamento em Porto Alegre possuí também o equipamento de Caminhão Compacto Conjugado, sendo um equipamento de menor extensão, permitindo a entrada em garagens e subsolos de prédios e condomínios, para limpeza de colunas e coletoras de esgoto.

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul – Atendemos 24 horas por dia em qualquer local de Porto Alegre, incluindo interior e litoral do estado do Rio Grande do Sul.

Limpeza de Fossa

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Limpa Fossa em Porto Alegre tem caminhões com capacidade variável de 07 à 12 metros cúbicos e potente bomba de vácuo de anel líquido, que esgotam todo o material acumulado e depois, transporta até o local de descarte indicado pela administração da cidade ou bairro local.

O esgotamento de fossa é indicado para:

  • Limpeza, esgotamento e descarte de fossas sépticas residenciais
  • Em Porto Alegre é importante ter autorização de transporte junto a Fepam.
  • Limpeza de caixas de gordura
  • Principalmente em restaurantes e hotéis, onde o acúmulo de dejetos é maior.
  • Esgotamento de inundações, piscinas e lagoas de decantação
  • Esgotamento, transporte e descarga de produtos químicos
  • Realizamos sua limpeza de fossa com rapidez e segurança.

Limpeza de Fossa Porto Alegre Zona Norte,

Limpeza de Fossa Porto Alegre Zona Sul,

Limpeza de Fossa Porto Alegre Zona Leste,

Limpeza de Fossa Porto Alegre Zona Oeste,

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Limpeza de Fossa em Porto Alegre conta com serviço de atendimento está disponível 24 por dia, 7 dias por semana. Desentupidora Porto Alegre Zona Sul. Mantemos uma equipe de funcionários qualificados para responder às suas perguntas. Desentupidora Porto Alegre Zona Sul. Nosso compromisso com a prestação de serviço de qualidade cativou muitos clientes valiosos.

Forma de Pagamento

Ligue e combine forma de pagamento

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul – Após o serviço concluído é só escolher a melhor forma de pagamento. Pode ser em dinheiro, cheque a vista ou pré datado, boleto bancário ou ainda cartão de crédito ou débito. A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul trabalha com vários tipos de pagamentos de serviços em Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul.

Agendamento

Agendamento em todo o Rio Grande do Sul

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul – Para fazer o agendamento você liga para (51) 3224-0691 ou manda e-mail para desentupidoraportoalegre@hotmail.com para conversar com nossa equipe de atendimento. Após um rápido cadastro você agenda a visita do nosso técnico para uma avaliação gratuita. A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul trabalha com agendamento de diversos serviços em Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul.

Visita Técnica

Visita técnica em todo o Rio Grande do Sul

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul – No dia e horário marcados, nosso colaborador fará a avaliação do problema para identificar o tipo da tubulação, qual a dimensão do entupimento, qual equipamento poderá resolver o problema. Com essas informações é possível passar um orçamento sem compromisso para execução do serviço de desentupimento. A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul trabalha com visita técnica de diversos serviços em Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul.

Aprovação de Serviços

Aprovação de Serviços no Rio Grande do Sul

Desentupidora Porto Alegre Zona Sul – Após a sua aprovação, já podemos começar a executar o serviço com as máquinas portáteis que estão no carro. Caso seja necessário o apoio de equipamentos mais robustos, como o caminhão de hidrojateamento, o técnico solicita e a central e prontamente encaminha os aparelhos até o local. A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul trabalha com aprovação de diversos serviços em Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul.

Ligue Agora

(51) 3402.1852

Agende um visita

(51) 3224.0691

Emergência!

(51) 9917.8266

DESENTUPIMENTO

Desentupidora em Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul executa serviço de desentupimento em porto alegre e dedetização em porto alegre em toda a grande Poa e Rio Grande do Sul, com atendimento 24 horas. Atuando há mais de 36 anos no mercado a nossa empresa de desentupimento em porto alegre garante um serviço de qualidade para satisfazer até mesmo os clientes mais exigentes. Nossa equipe está pronta para atender qualquer demanda seja numa residência ou indústria, seja zona norte ou zona sul. Por isso não perca tempo, ligue agora e garanta já os benefícios e toda a qualidade, desentupidora em porto alegre , desentupidora de porto alegre, desentupidora porto alegre, desentupidora, desentupimento em porto alegre, desentupimento de porto alegre, desentupimento porto alegre, desentupimento, desentupir em porto alegre, desentupir de porto alegre, desentupir porto alegre, desentupir

Esgotos

Desentupimento de Esgotos

O principal benefício do desentupimento de esgoto em porto alegre é normalizar a saída de água de pias e ralos, evitando assim incômodos no dia-a-dia de sua família. A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul é uma empresa que também atende como desentupidora de esgoto em porto alegre estabelecimentos comerciais, indústrias, escolas, hospitais e condomínios. O desentupimento em porto alegre é um serviço que retira 100% dos detritos que entopem a rede de esgoto.

Ralos

Desentupimento de Ralos

Reconhecida como uma da principal empresa desentupidora de ralo em porto alegre, a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul possui know-how, infraestrutura e modernos equipamentos para desentupir ralos em residências, apartamentos, estabelecimentos comerciais, indústrias, escolas e hospitais. O desentupimento de ralo em porto alegre e região é uma solução eficaz e agrega inúmeros benefícios para um ambiente mais seguro e higiênico.

Pias

Desentupimento de Pias

Sempre que notar lentidão na saída da água de sua pia, ou mau cheiro na cozinha, pode ser sinal de pia entupida. A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul conta com os equipamentos certos para desentupidora de pia em porto alegre sem precisar quebrar paredes ou a própria pia. O desentupimento de pia em porto alegre é uma solução ágil e que irá garantir maior comodidade no dia-a-dia de residências, comércios, indústrias e qualquer outro estabelecimento.

Vasos

Desentupimento de Vasos

Serviço executado com competência e agilidade, o desentupimento de vaso sanitário em porto alegre é mais uma alternativa que a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul traz para você ter um ambiente mais confortável e higiênico em sua residência, comércio, indústria, escola, hospital e em qualquer outro estabelecimento. Nossa empresa de desentupimento de vaso sanitário em porto alegre com grande know-how no mercado e que está preparada para lhe oferece as melhores condições e um atendimento de primeira.

Colunas

Desentupimento de Colunas

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul está preparada para desentupidora de coluna em porto alegre com extrema competência e agilidade em prédios comerciais e residenciais. O desentupimento de coluna em porto alegre é uma solução eficaz e que deve ser realizada, pelo menos, 2 vezes ao ano como ação preventiva, evitando assim transtornos de refluxo de água em apartamentos e salas comerciais.

Canos

Desentupimento de Canos

Os equipamentos utilizados pela Desentupidora Porto Alegre Zona Sul permitem a desobstrução de qualquer tipo de encanamento, desentupidora de cano em porto alegre , seja ela de uso residencial, comercial ou industrial. O desentupimento de cano em porto alegre é executado por profissionais com experiência neste tipo de função e que trabalham com todos os equipamentos de proteção individual, evitando assim contaminação por produtos químicos ou acidentes mais comuns. É mais tranquilidade na hora de desentupir canos e garantia de sucesso.

Fossas

Desentupimento de Fossas

O serviço de desentupimento de fossa em porto alegre da Desentupidora Porto Alegre Zona Sul se aplica a fossas sépticas, negras, sumidouros, poços de recalque, cisternas entre outros. Um caminhão equipado com auto vácuo suga todo o conteúdo da fossa para ser descartado em local apropriado. Este serviço de desentupidora de fossa em porto alegre também é comumente conhecido como limpeza de fossa ou esgotamento de fossa.

Ligue Agora

(51) 3402.1852

Agende um visita

(51) 3224.0691

Emergência!

(51) 9917.8266

DEDETIZAÇÃO

Dedetização em Porto Alegre

Especialista em dedetização em porto alegre e região do sul, a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul trabalha no controle a infestação de pombos, roedores, cupins, baratas, ratos, mosquitos, traças, aranhas, pulgas, carrapatos e insetos em geral. Aqui você tem a garantia de contar com as melhores soluções para eliminar pragas urbanas de residências, empresas, comércios, hospitais, escolas, indústrias, fábricas e outros ambientes. Isso porque a nossa empresa dedetizadora em porto alegre trabalha seguindo os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores e pelo Centro de Vigilância Sanitária. Desentupidora Porto Alegre Zona Sul executa com excelência os serviços de controle de pragas como desinsetização, descupinização, desratização e controle integrado de pragas! Confira mais informações sobre cada tipo de serviço, dedetizadora em porto alegre, dedetizadora de porto alegre, dedetizadora porto alegre, dedetizadora, dedetização em porto alegre, dedetização de porto alegre,, dedetização porto alegre, dedetização, dedetizar em porto alegre, dedetizar de porto alegre, dedetizar porto alegre, dedetizar

Controle de Pragas

Controle de Pragas em Porto Alegre

Baratas, ratos, cupins, pulgas, carrapatos, traças, moscas ou pernilongos causam transtornos, prejuízos e até riscos para a saúde. Em caso de problemas com pragas não deixe pra depois, chame a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul de Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre e fique livre de pragas em seu ambiente.

Dedetizadora

Dedetização em Porto Alegre

Só a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul garante a eficiência em dedetizadora em porto alegre e região utilizando os melhores produtos, registrados no ministério da saúde e aprovados pela Anvisa, aliados com técnicos experientes e equipamentos adequados. Sempre com orientação da responsável técnica para garantir segurança para você e todos do seu convívio em serviço de dedetização em porto alegre e em todo o rio grande do sul.

Desratizadora

Desratização em Porto Alegre

A desratizadora em porto alegre da Desentupidora Porto Alegre Zona Sul elimina os roedores trazendo de volta a segurança e tranquilidade para sua casa ou empresa. Utiliza métodos seguros e eficientes de desratização em porto alegre para o controle de ratos, ratazanas ou camundongos. Solicite uma visita técnica gratuita e saiba mais sobre desratização em porto alegre e região do sul.

Descupinizadora

Descupinização em Porto Alegre

O cupim é uma praga que pode causar enormes prejuízos em móveis ou residências construídas com madeira. Fique atento e ao menor sinal de cupim chame a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul para uma visita técnica de descupinização em porto alegre. Serviço com alto padrão de qualidade e garantia de eficácia em descupinizadora em porto alegre e região.

Desinsetizadora

Desinsetização em Porto Alegre

Para uma desinsetizadora em porto alegre, a Desentupidora Porto Alegre Zona Sul realiza tal serviço através de técnicas altamente eficientes, com aplicações precisas e que eliminam baratas, moscas, entre outros insetos em diversos ambientes, tanto para insetos voadores quanto para insetos rastejantes ou rasteiros com serviço de desinsetização em porto alegre e região.

Dedetizadora Zonas

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul trabalha com Serviços de Dedetização em Porto Alegre e Região:

Dedetizadora Zona Sul
Dedetizadora Zona Leste
Dedetizadora Zona Oeste
Dedetizadora Zona Norte
Dedetizadora na Zona Sul
Dedetizadora na Zona Leste
Dedetizadora na Zona Oeste
Dedetizadora na Zona Norte
Dedetizadora da Zona Sul
Dedetizadora da Zona Norte
Dedetizadora da Zona Leste
Dedetizadora da Zona Oeste
Dedetizadora da Zona Sul Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Leste Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Oeste Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Norte Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Sul de Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Leste de Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Oeste de Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Norte de Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Sul em Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Leste em Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Oeste em Porto Alegre
Dedetizadora da Zona Norte em Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Sul Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Leste Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Oeste Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Norte Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Sul de Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Leste de Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Oeste de Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Norte de Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Sul em Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Leste em Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Oeste em Porto Alegre
Dedetizadora na Zona Norte em Porto Alegre
Dedetizadora de Porto Alegre Zona Sul
Dedetizadora de Porto Alegre Zona Norte
Dedetizadora de Porto Alegre Zona Leste
Dedetizadora de Porto Alegre Zona Oeste
Dedetizadora de Porto Alegre da Zona Sul
Dedetizadora de Porto Alegre da Zona Norte
Dedetizadora de Porto Alegre da Zona Leste
Dedetizadora de Porto Alegre da Zona Oeste
Dedetizadora de Porto Alegre na Zona Sul
Dedetizadora de Porto Alegre na Zona Norte
Dedetizadora de Porto Alegre na Zona Oeste
Dedetizadora de Porto Alegre na Zona Leste
Dedetizadora em Porto Alegre Zona Sul
Dedetizadora em Porto Alegre Zona Norte
Dedetizadora em Porto Alegre Zona Leste
Dedetizadora em Porto Alegre Zona Oeste
Dedetizadora em Porto Alegre da Zona Sul
Dedetizadora em Porto Alegre da Zona Norte
Dedetizadora em Porto Alegre da Zona Leste
Dedetizadora em Porto Alegre da Zona Oeste
Dedetizadora em Porto Alegre na Zona Sul
Dedetizadora em Porto Alegre na Zona Norte
Dedetizadora em Porto Alegre na Zona Oeste
Dedetizadora em Porto Alegre na Zona Leste
Dedetizadora Porto Alegre Zona Sul
Dedetizadora Porto Alegre Zona Norte
Dedetizadora Porto Alegre Zona Leste
Dedetizadora Porto Alegre Zona Oeste
Dedetizadora Porto Alegre da Zona Sul
Dedetizadora Porto Alegre da Zona Norte
Dedetizadora Porto Alegre da Zona Leste
Dedetizadora Porto Alegre da Zona Oeste
Dedetizadora Porto Alegre na Zona Sul
Dedetizadora Porto Alegre na Zona Norte
Dedetizadora Porto Alegre na Zona Oeste
Dedetizadora Porto Alegre na Zona Leste
Dedetizadora Zona Sul de Porto Alegre
Dedetizadora Zona Leste de Porto Alegre
Dedetizadora Zona Oeste de Porto Alegre
Dedetizadora Zona Norte de Porto Alegre
Dedetizadora Zona Sul em Porto Alegre
Dedetizadora Zona Leste em Porto Alegre
Dedetizadora Zona Oeste em Porto Alegre
Dedetizadora Zona Norte em Porto Alegre
Dedetizadora Zona Sul Porto Alegre

Controle de Pragas Urbanas

Serviço de Dedetização

A Desentupidora Porto Alegre Zona Sul atua na execução de serviço de controle de pragas urbana de forma eficiente e segura. Com equipe altamente qualificada e equipamentos de ponta realizamos serviços de dedetizar, dedetizadora e dedetização em porto alegre e grande porto alegre no controle de pragas urbana como: cupins, ratos, baratas, traça, pulga, escorpião, aranha, pombos, morcegos em geral.

FAQ – Perguntas E Respostas

FAQ – Perguntas E Respostas

Dedetização mata ou previne as pragas urbanas ?

Quando a dedetização é feita, geralmente as pragas e possíveis filhotes são exterminados, assim como é estabelecida a prevenção do aparecimento de novas pragas. Porém, o tempo de ação e duração do inseticida varia de acordo com a meia-vida da substância, ou seja, o período em que o produto permanecerá ativo no ambiente.

FAQ – Perguntas e Respostas sobre os Cupins

Os cupins se acasalam?

Sim

O acasalamento de cupim é somente pelas mesmas espécies?

O acasalamento sempre ocorre entre as mesmas espécies.

Quantos ovos um cupim gera?

Uma colônia madura de cupim subterrâneo, com uma rainha com cerca de 3 a 4 anos de existência, pode colocar algo em torno de 4 a 5 mil ovos por dia.

Qual o tempo para a reprodução dos ovos de cupins?

Este período pode variar de acordo com cada espécie de cupim, não temos uma média.

Qual o tempo de vida de um cupim?

Este período varia de acordo com cada casta de uma colônia e a espécie.

Como os cupins conseguem perfurar a madeira?

Eles desgastam a madeira, papel, papelão e outros materiais constituídos de celulose e ingerem utilizando como alimento.

Quais os tipos de madeiras que os cupins atacam?

O alburno ou brancal de qualquer madeira podem ser atacados por cupins, porém o cerne de algumas espécies de madeira oferecem resistência natural e não são atacados.

De onde vem os cupins?

Em áreas urbanas podemos ter cupins de solo (subterrâneo), cupins arborícola (dependendo da região) e cupins de madeira seca.

O cupim ataca também outros materiais além da madeira?

Ele consome materiais a base de celulose que é a base de sua alimentação, porém os cupins subterrâneos podem desgastar diversos materiais para conseguir passagem e se deslocar nas estruturas. Exemplo uma rachadura na parede, onde muitas pessoas acham que é um cupim que come concreto, isso não é verdade, o cupim só se alimenta de materiais a base de celulose.

O querosene mata os cupins?

O querosene não possui ação inseticida, ele funciona apenas como solvente para aplicação de cupinicidas. Mas os cupins são muito sensíveis fora de suas colônias e podem morrer até com a exposição a luz do sol.

Existe processos caseiros para eliminar cupins?

Não, existem apenas alguns cupinicidas de venda livre que podem ser utilizados para controle de cupins de madeira seca, no caso do controle de cupins subterrâneos ou arborícola o processo deve ser feito de forma profissional. O importante é sempre o proprietário do imóvel realizar vistorias periódicas a procura de sinais de infestação por cupins.

Qual inseto ou animal que se alimentam de cupins?

Tamanduas e formigas se alimentam de cupins.

Quanto tempo vivem os cupins?

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Os cupins vivem em sociedade? Se sim qual a ordem?

Sim, são animais sociais. Uma colônia é composta por Rainha, Rei, Ninfas (siriris), Operários e Soldados.

Os cupins que atacam madeiras são da mesma espécie?

São de várias espécies como os cupins de solo que é o mais conhecido, o cupim de madeira seca e cupins que formam suas colônias no topo das árvores (arborícola).

O cupim no frio não ataca a madeira?

O ataque pode se dar em qualquer época do ano, o que ocorre mais no verão é a revoada ou vôo de acasalamento.

O cupim ataca também cimento ou concreto?

Os cupins subterrâneos podem desgastar concretos mais fracos para conseguir passagem através de uma rachadura, mas somente consome materiais a base de celulose.

O cupim voa?

As ninfas (siriris) voam para se reproduzir.

Existe alguma forma de se precaver contra os cupins?

Apenas com tratamentos preventivos das estruturas e vistorias periódicas em áreas que o proprietário do imóvel tenha desconfiança.

Siriri ou aleluia são cupins?

Sim, são as ninfas de reprodução de uma colônia.

Pode uma infestação de cupins abalar uma estrutura de uma edificação?

Não, apenas os madeiramentos de telhados podem ser abalados dependendo do ataque, um exemplo são casas antigas que o forro era feito de estuque (estrutura de madeira e cimento para fazer forro no teto dos prédios).

Os cupins são transmissores de doenças ao homem ou animal?

Não

Como identificar a presença de cupins?

Vistoriando os materiais com aspecto de oco ou quando ao toque fura facilmente e a presença de fezes (conhecida como pozinho).

Existe algum produto que posso usar nos móveis para prevenir os cupins?

Existem produtos de uso profissional e de venda livre, onde os móveis, batentes de portas e outros objetos de madeira podem ser encharcado com o produto cupinicida através de pincelamento ou pulverização.

Uma dedetização (DESCUPINIZAÇÃO) de cupins é somente nas áreas infestadas ou também em outras áreas do ambiente para prevenção?

Pode-se fazer uma descupinização de forma curativa para áreas já infestadas e de forma preventiva para locais ainda não infestados.

Como funciona o tratamento por barreira química?

O tratamento de barreira química se da através da injeção de calda cupinicida no solo ao redor de uma edificação, desta forma criando uma barreira que impede a chegada dos cupins na estrutura construtiva.

A dedetização (DESCUPINIZAÇÃO) de cupins se faz por pulverização?, quais os procedimentos feitos por empresas especializadas para combater os cupins?

O controle de cupins pode ser realizado através de pulverizações, pincelamento ou injeção de calda cupinicida na madeira, polvilhamento em caixas energizadas ou conduites e injeção no solo, ou através de colocação de iscas.

Numa descupinização feita em casa os moradores devem sair do ambiente? Se sim por quanto tempo?

Sim, pelo período mínimo de 24 horas ou a critério médico quando o sistema de tratamento for o convencional, no caso de colocação de iscas não é necessário sair do local.

Um ambiente dedetizado (DESCUPINIZAÇÃO) contra cupins pode ser limpo normalmente apos sua aplicação?

Sim, mas a pessoa sempre deve utilizar luvas de PVC, calça e blusa de manga comprida e sempre deve estar calçada com bota, ou tênis, nunca descalça ou de chinelo aberto.

Um ambiente dedetizado (DESCUPINIZAÇÃO) contra cupim exala cheiro?

Sim. No caso do tratamento convencional com a utilização de calda cupinicida.

Há riscos a saúde do homem ou animal ao contato com o inseticida utilizado num ambiente contra cupins?

Se houver contato com a calda cupinicida pode ocorrer um processo de intoxicação.

Há perigo para animais como: cachorro e gato quando feito uma descupinização? E para as plantas?

No tratamento com calda cupinicida os animais devem ser retirados do local. Não há problemas para as plantas, somente quando a base do cupinicida é com solvente, dessa forma pode se tornar fitotóxica quando cair sobre as plantas.

Os cupins mordem?

Não, no caso dos soldados de cupins subterrâneos eles podem pinçar os dedos ou outra parte do corpo que tenham contato com eles, poderem este processo é indolor.

Porque cresceu tanto o número de cupins em áreas urbanas?

Devido ao grande aumento de construções com utilização de madeiras e a derrubada de áreas nativas e com isso a eliminação de predadores naturais e materiais a base de celulose que são descartados de forma incorreta e muitas vezes esse material é utilizado com aterro da obra e no futuro será alimento para as novas colônias de cupins, isso porque, os cupins têm o comportamento de realizarem revoadas para se reproduzirem, dessa forma eles podem criar colônias em qualquer lugar.

Qual a importância do cupim para o ecossistemas?

Em um ecossistema natural os cupins possuem grande importância ecológica, pois auxiliam na decomposição de matéria orgânica.

Qual a diferença do cupim subterrâneo para o cupim de madeira?

As espécies de cupins subterrâneo possuem colônia com milhares de indivíduos e costumam se instalar no solo ou em locais úmidos e escuros de uma edificação, tais como caixões perdidos, forros, vãos de escadas, marquises, e outras estruturas. Os cupins de madeira seca formam colônias com algumas centenas de indivíduos e na própria peça de madeira com baixo grau de umidade.

Os cupins atacam os jardins?

Existem espécies que podem atacar gramas, arbustos e árvores de jardins.

Os cupins atacam a lavoura?

Existem espécies que podem atacar plantações, ou formar ninhos que dificultam a mecanização agrícola conhecidos comumente por (murundus).

Os cupins são brocas?

Não, as Brocas são insetos pertencentes a outro grupo. Esses insetos são da família Anobiidae, Lyctidae e Cerambycidae essas são as principais brocas que atacam a madeira seca.

O que é termiteira?

Termiteiras é o mesmo que ninho de cupins. Com exceção do Brasil, os cupins são conhecidos em outros paises como térmites e suas colônias Termiteiras.

Desentupidora Porto Alegrewww.desentupidoraportoalegre.com.br

FAQ – Perguntas e Respostas sobre os Ratos

Os ratos vivem em colônias?

Sim. Apesar de existirem espécies com hábitos muito diferentes umas das outras, os ratos vivem em colônias e seu tamanho depende da disponibilidade de alimentos e abrigo.

Os ratos se acasalam?

Sim. E as fêmeas podem se acasalar com mais de um macho.

Quantas vezes os ratos se acasalam em vida?

A quantidade de vezes que os ratos se acasalam pode ser contabilizada pelo número de ninhadas por ano, que varia de 4 a 12, dependendo da espécie.

Existem locais específicos para os ratos se acasalarem?

Os ratos se acasalam na própria colônia onde também constroem seus ninhos.

Quantos filhotes de ratos são gerados em uma ninhada?

Os “ratos de esgoto” ou “ratazana” (Rattus norvegicus) e de “telhado” (Rattus rattus), os mais comuns, geram de 7 a 12 filhotes por ninhada.

Os ratos são carnívoros?

Em geral, a escolha da fonte alimentar vai depender da disponibilidade da mesma. Assim, muitos ratos são considerados onívoros, ou seja, em sua dieta podem estar presentes tanto produtos de origem vegetal quanto animal.

De que se alimentam os filhotes de rato quando nascem?

As fêmeas amamentam seus filhotes recém-nascidos até o 25º ou 28º dia, dependendo da espécie.

Do que se alimentam os ratos de telhado?

Assim como outros ratos são onívoros, contudo têm maior preferência por legumes, frutas, cereais e insetos.

Do que se alimentam os ratos de esgoto?

São onívoros e preferem se alimentar de grãos, carnes, ovos e frutas.

Do que se alimentam os camundongos?

Os camundongos (Mus musculus) têm uma preferência bem peculiar por grãos e cereais.

É verdade que os ratos de esgoto podem subir pelas tubulações e saírem pelos vasos sanitários? E quando isso pode ocorrer?

Sim. Isso pode ocorrer quando estão procurando por alimento ou abrigo, porém, hoje em dia há dispositivos instalados nos vasos sanitários que, na maioria das construções, impedem o acesso por esta via.

É verdade que um rato encontrando uma isca ou alimento não vai comê-lo imediatamente?

Sim. Eles apresentam a “neofobia”, isto é, um tipo de medo e desconfiança em relação a objetos e/ou alimentos “novos” que apareçam em seu território. Já em locais que apresentam movimento contínuo de pessoas, objetos ou mercadorias, a neofobia tende a ser menos acentuada ou inexistente.

As espécies de ratos encontradas em áreas urbanas são diferentes das presentes em áreas rurais?

Devido ao processo crescente de urbanização podemos encontrar as mesmas espécies em ambas as áreas, embora a espécie mais comum de se encontrar em áreas rurais seja o rato de telhado (Rattus rattus). Ele cultiva o hábito de viver usualmente nas superfícies altas das construções como forros, telhados, sótãos e árvores, características mais presentes ainda no ambiente rural.

Quais os perigos que os ratos causam a lavoura?

Anualmente os ratos inutilizam cerca de 4 a 8% da produção nacional de cereais, grãos, raízes, entre outros. Os perigos estão associados à possível contaminação dos alimentos produzidos na lavoura, pela urina e fezes, quando do ataque direto à lavoura, ou mesmo aos alimentos estocados e transportados de forma incorreta.

Quais as doenças transmitidas ao homem pelos ratos?

Podem ser transmissores de mais de 200 doenças e dentre as mais importantes estão a leptospirose (pela urina), o tifo ou a peste (pela pulga do rato), e outras bacterioses e viroses por contato ou mordida do animal.

Os ratos são portadores de ácaros?

Sim. Os ácaros também parasitam ratos.

Os ratos são portadores de pulgas?

Sim e a espécie mais comum é a Xenopsylla cheopsis, conhecida como “pulga do rato”.

Os perigos à saúde humana e de animais domésticos estão relacionados ao contato com a urina ou fezes dos ratos?

Tanto o contato direto com a urina quanto com as fezes representam grande perigo à saúde, assim como a mordida ou o contato com o animal, e a manipulação e a ingestão de alimentos que estejam contaminados por suas fezes, saliva, sangue ou urina.

Os ratos podem matar uns aos outros?

Sim. O número de indivíduos em uma colônia tende a ser determinado pelos fatores alimento, água e abrigo. O comensalismo dos recém-nascidos, isto é, quando ratos adultos se alimentam de filhotes, é um dos mecanismos biológicos usados para a manutenção e controle do número de indivíduos dentro de uma colônia.

Os ratos escalam paredes?

Sim. Espécies como o “rato de telhado” e o camundongo têm mais facilidade para escalar paredes que os demais.

Os ratos nadam?

Alguns sim, como o “rato de esgoto” ou “ratazana” que tem membranas interdigitais em suas patas e uma pelagem que não se deixa embeber pela água. Isso facilita sua propulsão na água e lhes proporcionam mais habilidade para nadar.

Os ratos podem destruir fiação elétrica?

Sim.

Quais as principais medidas preventivas para evitar os ratos?

Acondicionamento adequado do lixo, por exemplo, em latões tampados ou, se embalado em sacos plásticos, devem ser mantidos longe do solo e em locais mais altos enquanto aguarda-se o dia da coleta. Jardins com gramados curtos, mato cortado, reparos de estruturas como canos quebrados, buracos nas paredes e calçadas e remoção de entulhos também são medidas altamente recomendadas para impedir que sirvam de abrigo para os ratos.

Os ratos aparecem mais durante o dia ou durante a noite?

Como têm hábitos noturnos são mais vistos a noite, período em que suas atividades são mais intensas.

Quais os perigos causados ao homem quando da utilização de “chumbinho”?

O chumbinho é uma associação do agrotóxico aldicarbe e outro organofosforado. Sua utilização pode causar intoxicação, tanto para o homem quanto para os animais domésticos, podendo levar ao óbito se não tratada a tempo.

Quando não há indícios de rato num ambiente é aconselhável desratizar uma área por precaução?

Não, pois a desratização consiste na tomada de medidas que irão depender da situação das condições locais, da identificação do nível de infestação, bem como da espécie de roedor envolvida na questão.

Quais são os tipos de desratização existentes?

A desratização pode ser realiza por meio de processos mecânicos e físicos (placas adesivas, ratoeiras, armadilhas, aparelhos de ultra-som) ou químicos, onde são utilizadas substâncias denominadas raticidas (em geral, anticoagulantes, que além de serem muito eficazes a baixo custo, possuem razoáveis margens de segurança no uso).

Como se dá a morte de um rato após uma dedetização?

Os raticidas agem inibindo um dos fatores do mecanismo da coagulação sanguínea; fazendo com que o sangue do roedor não coagula mais e sua morte ocorra em decorrência de hemorragias internas iniciadas pelo próprio raticida. As ratoeiras e armadilhas têm sido inutilizadas devido a forma cruel de eliminação dos animais.

Os ratos fogem ou atacam quando estão na presença do homem, de cachorro, gatos e outros animais domésticos?
Pelo seu comportamento de “desconfiança” os ratos, em geral, fogem na presença de outros animais e mesmo do homem à sua frente.

De quanto em quanto tempo o rato defeca?

Não há um período bem delimitado, em especial, quando estão com o intestino repleto a cada 30 minutos, mas o intervalo pode ser bem menor quando sentem-se ameaçados.

O acasalamento de ratos é somente pelas mesmas espécies?

Sim.

É verdade que os ratos memorizam os locais por onde passam?

Sim. Eles constroem caminhos para ter fácil acesso à comida e ao abrigo e se familiarizam rapidamente a eles. O odor também é um componente auxiliar importante para promover o reconhecimento de seu abrigo e de indivíduos pertencentes à mesma colônia.

Desentupidora Porto Alegrewww.desentupidoraportoalegre.com.br

FAQ – Perguntas e Respostas sobre as Baratas

Quais os tipos de barata que encontramos no lar?

As espécies que freqüentemente encontramos dentro das residências são a Periplaneta americana (ou barata americana, de esgoto, cascuda ou voadora), a Blattella germanica (ou barata alemã, francesinha ou baratinha da cozinha), a Blatta orientalis (ou barata oriental) e a Periplaneta autralasiae (barata australiana).

É verdade que se virarmos uma barata de cabeça para baixo ela morre?

Não. Às vezes pode fingir-se de morta para fugir de seus predadores ou caçadores.

Porque quando a barata morre ela está virada de cabeça para baixo?

As aberturas dos órgãos respiratórios da barata se encontram na parte ventral do abdômen. Ela vira-se de barriga para cima na tentativa de respirar melhor e se recuperar da ação do veneno.

Uma dedetização feita por empresas especializadas é melhor do que o uso de produtos encontrados em mercados?

Caso a presença de baratas seja apenas ocasional, os produtos vendidos em mercados ou varejos apresentam bom resultados. No entanto, em caso de infestações maciças, é recomendada a atuação de uma empresa especializada, a qual poderá realizar um controle integrado de insetos conhecidos como “pragas urbanas”, tomando medidas mais adequadas à gravidade da situação.

As baratas criam resistência com o uso de inseticidas?

As baratas não criam resistência aos inseticidas, mas o uso destes pode ajudar a selecionar entre populações mais e menos sensíveis a estes produtos.

As espécies sobreviventes darão origem a linhagens mais resistentes, condição determinada por características genéticas.

As baratas podem transmitir ou causar doenças ao homem ou aos animais domésticos?

Sim, por freqüentarem locais sujos ou que contenham dejetos, elas podem carregar, sobre o seu corpo diversos agentes nocivos tanto para o homem quanto para outros animais, tais como bactérias, vírus ou parasitas. Além disso, as baratas podem ainda causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Existe outro meio de matar baratas sem o uso de inseticidas?

Elas podem ser mortas com o uso de armadilhas de diversos tipos. Um exemplo é por uso de iscas com gel que contém uma substância atrativa e outra tóxica. Ao serem ingeridas pela barata provocam a sua morte.

Quais os cuidados que devemos ter para não sermos surpreendidos por uma infestação de barata?

A melhor maneira de evitar infestações é manter limpos, tanto por dentro como por fora, os domicílios ou estabelecimentos comerciais, evitar deixar restos de alimento a mostra e não acumular lixo. Ambientes quentes, úmidos, escuros, sem ventilação e com muitas frestas podem servir como esconderijo ideal para estes insetos.

As baratas preferem que temperatura?

A maioria das espécies vivem bem sob temperaturas em torno de 30ºC, exceto Blatta orientalis, que são encontradas em locais onde a temperatura ambiente não ultrapasse os 25ºC. A Periplaneta americana é a mais resistente ao calor, sobrevivendo por certo tempo em locais que ultrapassem os 35ºC, tais como motores elétricos.

Além do lixo, de que mais elas se alimentam?

A barata se alimenta de qualquer tipo de matéria orgânica, incluindo restos de comida, excretas, papéis e fungos.

A barata “mastiga”? Como é a sua digestão?

A barata não mastiga: ao encontrar um alimento secretam enzimas digestivas que dão início à “digestão” deste recurso alimentar. A “pasta” resultante é engolida e vai percorrer o seu trato digestório para que sejam aproveitados os nutrientes ali presentes.

De quanto em quanto tempo elas soltam fezes?

Expelem as fezes sempre que se alimentam ou logo após o término da refeição.

A barata também necessita de água?

Sim, assim como qualquer outro organismo vivo, sua sobrevivência é impossível sem a ingestão de água. No entanto, as espécies domésticas podem ser mais resistentes à escassez de água.

A barata é um perigo em hospitais?

Sim, a presença de baratas em hospitais é preocupante, devido a sua enorme capacidade de veicular agentes causadores de doenças.

Existe algum controle preventivo quanto às baratas?

O controle preventivo consiste em tornar o ambiente em que vivemos “desfavorável” à sua sobrevivência como evitar restos de quaisquer materiais, por exemplo, que lhes sirva de alimento, e manter o ambiente limpo e ventilado.

Quando as baratas surgiram no planeta Terra?

Os registros fósseis indicam que as baratas devam ter surgido no período Carbonífero, há 320 milhões de anos atrás.

Como as baratas domésticas se reproduzem?

A fêmea libera no ambiente os “feromônios” sexuais (moléculas que se traduzem em um “odor” que atraem os machos). O macho faz a corte e produz substâncias “afrodisíacas”. Desse modo, a fêmea é atraída e a cópula é iniciada pelo macho.

Por que as baratas se proliferam tão facilmente no ambiente doméstico?

Porque são rápidas, muito férteis e têm hábitos noturnos. Se não a vimos, ficam “livres” para encontrar alimento fácil e se proliferarem sem grandes obstáculos.

Desentupidora Porto Alegrewww.desentupidoraportoalegre.com.br

FAQ – Perguntas e Respostas sobre as Formigas

Quais os tipos de formigas existentes em áreas urbanas no Brasil?

Nas áreas urbanas do Brasil são encontradas as seguintes espécies de formigas: Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma), Paratrechina longicornis (formiga doida ou cuiabana), Paratrechina fulva (formiga louca ou cuiabana), Monomorium floricola (formiga faraó), Monomorium pharaonis (formiga faraó), Pheidole megacephala (formiga cabeçuda), Wasmannia auropunctata (formiga pixixica), Inepithema humile (formiga argentina), Solenopsis saevissima (formiga lava-pés). Além disso também são encontradas várias espécies dos gêneros Pheidole (formiga cabeçuda), Camponotus (formiga carpinteira) e Crematogaster (formiga acrobática).

Qual tipo de formiga é perigoso ao homem?

Muitos tipos de formigas podem trazer algum tipo de perigo ao homem. Muitas espécies de formigas possuem veneno, as quais podem trazer sérios problemas ao homem caso seja picado, entre elas podemos destacar as espécies do gênero Solenopsis, Paraponera e Wasmania. Ainda existem formigas cortadeiras/desfolhadoras, que trazem grandes prejuízos a plantações em geral, como as do gênero Atta, e aquelas que podem trazer bactérias, fungos, e outros tipos de microrganismos para a nossa casa, como as do gênero Tapinoma. Por fim, existem formigas que podem se alojar dentro de eletrônicos, as quais podem trazer sérios problemas ao aparelho, podendo danificar o mesmo, como as do gênero Solenopsis.

Em áreas rurais quais os tipos existentes de formigas?

Em áreas rurais podemos encontrar as formigas do gênero Atta, Acromyrmex e Tachymyrmex, as quais são desfolhadoras, e espécies de Pogonomyrmex, Messor, Pheidole, Monomorium, Conomyrma e Solenopis, as quais são granívoras, e se alimentam de grãos, gramíneas e outras plantas.

Existem formigas venenosas?

Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

As formigas pequenas que aparecem em casas são perigosas ao homem ou animal?

Existem formigas que podem percorrer mais de 50 metros para procurar alimento. Algumas formigas podem trazer consigo bactérias, fungos, os quais podem ser prejudiciais ao homem. Também existem formigas que possuem veneno e picada extremamente dolorida. Mesmo sendo pequenas, algumas formigas podem ser perigosas, pois podem contaminar nossas casas, assim como nos trazer riscos.

Para que servem as formigas?

As formigas estão presentes em muitos ambientes, não ocorrendo em regiões polares, marinhas, ou de neve perpétua. Cerca de 40% da biomassa de invertebrados em certas regiões são de formigas. Apesar de muitas formigas trazerem problemas ao ser humano, existem formigas que são de grande importância para o ecossistema do qual fazem parte. As formigas saúvas, apesar de desfolhadoras, agem também de maneira positiva em função do ecossistema onde vivem, já que o acúmulo de material em decomposição dentro de seus ninhos pode possibilitar o desenvolvimento de plantas que antes não se desenvolviam naquele determinado solo devido ao fato de o mesmo ser pobre em nutrientes.

Também existem muitas plantas que dependem de formigas para a dispersão de suas sementes. Por fim, podemos citar o as formigas como parte da alimentação de alguns animais como o tamanduá, tatu, chimpanzé, alguns tipos de lagartos, alguns insetos, e outras várias espécies de animais. E mesmo para os humanos. Comer as rainhas das saúvas tostadas é comum em países como Brasil e Colômbia.

Qual o perigo da formiga saúva?

O perigo relacionado às formigas saúvas (gênero Atta) está ligado ao fato de esses indivíduos serem desfolhadores. Elas cortam os caules e as folhas de plantas e às levam para o seu formigueiro, portanto, elas podem trazer grandes prejuízos a lavouras em geral, assim como algumas espécies de árvores.

Formiga tem asa?

Alguns indivíduos em uma colônia podem sim apresentar asas. Em um formigueiro existem operárias e uma rainha (em alguns formigueiros pode ocorrer a presença de mais de uma). Operárias não possuem asas, e as rainhas já possuíram um dia. Durante o período de reprodução, ocorre a presença de indivíduos alados na colônia. Esses indivíduos são machos e fêmeas sexualmente ativos (príncipes e princesas), os quais, no período de reprodução, fazem o voo nupcial, levando-os a cópula e formação de um novo formigueiro a partir da fêmea fertilizada.

Como combater um formigueiro?

O combate a um formigueiro varia de acordo com a espécie da formiga residente no mesmo. Do caso das formigas cortadeiras, como as saúvas, o combate pode ser realizado de maneira direta, com a aplicação de inseticidas diretamente no ninho, ou então de maneira indireta, utilizando de iscas com veneno, as quais os animais levarão para dentro do ninho, contaminando o mesmo e resultando na morte do formigueiro. Já as formigas que encontramos em nossas residências podem ser combatidas com inseticida ou iscas atrativas, porém, diferentes das usadas por cortadeiras, já que sua alimentação é diferente. Existem formas caseiras para se combater alguns tipos de formigas, como o uso de cravo-da-índia, porém não são muito eficazes.

Como a formiga consegue encontrar a sua casa?

As formigas sabem sempre o caminho de seu ninho devido ao fato de que as mesmas podem se localizar utilizando principalmente orientações químicas (como trilhas de feromônios), e, além disso, o sol, a visão, o tato, sinais gravitacionais (utilização de acidentes físicos para se localizarem), memória espacial, e até magnetismo (é sabido que algumas espécies de formigas na fase larval e adulta conseguem perceber campos magnéticos, podendo isso ser uma ferramenta de localização, porém, esse mecanismo é pouco conhecido).

Como saber se uma formiga é macho ou fêmea?

Uma colônia é formada somente de formigas fêmeas. Os machos alados (príncipes) surgem somente no período de reprodução e duram um ou dois dias. A diferenciação de machos alados das outras formigas pode ser feita a partir do fato de eles terem asas e a cabeça bem menor do que as operárias, rainhas e fêmeas aladas.

A formiga jogada de qualquer altura não morre?

Provavelmente não. Devido a sua baixa densidade corporal, peso e forte exoesqueleto quitinoso, uma pequena formiga ao ser jogada de qualquer altura atingirá uma velocidade máxima antes de atingir o chão. Essa velocidade é proporcional à resistência do ar ao seu corpo. Como ela tem um corpo pequeno, de massa pequena, essa velocidade não é suficientemente grande para que o impacto com o solo seja mortal.

As formigas gostam mais de frio ou calor?

As formigas de um modo geral preferem os lugares quentes a frios, porém, temperaturas muito altas podem atrapalhar o desenvolvimento do formigueiro, assim como as muito baixas.

As formigas descansam ou trabalham 24 horas ao dia?

Elas descansam por curtos períodos de tempo.

As formigas brigam entre si?

As formigas podem brigar com indivíduos de outros formigueiros. Esses combates podem ocorrer pelos motivos de buscas por alimento, expulsão de formigas intrusas no ninho, entre outros motivos. Podem ocorrer também confrontos entre indivíduos do mesmo ninho, porém de rainhas diferentes, já que algumas espécies de formigas podem ter em seus ninhos mais de uma rainha.

Quantos anos vivem as formigas?

O tempo de vida de uma formiga varia de acordo com a sua espécie, podendo variar de algumas semanas ou meses para as operárias, até muitos anos, como as rainhas.

A formiga consegue carregar quantas vezes mais que seu peso?

Existem formigas que conseguem levantar até 50 vezes o seu próprio peso.

As formigas se comunicam entre si?

Sim. Essa comunicação é realizada a partir de feromônios (substâncias químicas voláteis), pela visão, por som, trofalaxia (contato boca a boca com troca de alimento), e pelas antenas (comunicação tátil por antenação)

Em média quanto pesa uma formiga?

É difícil determinar o peso médio de uma formiga, já que o tamanho delas varia muito, podendo algumas atingir mais de 3,0 cm de comprimento, e as menores podem ter menos de 1mm.

As formigas atacam a lavoura?

Sim, formigas atacam lavoura. Podemos tomar como exemplo as formigas saúvas, que são cortadeiras e desfolhadoras, ou seja, atacam lavouras e cortam as folhas e caules das plantas para levarem a seus ninhos.

Desentupidora Porto Alegrewww.desentupidoraportoalegre.com.br

FAQ – Perguntas e Respostas sobre as Pulgas

Do que as pulgas se alimentam?

A forma adulta da pulga é classificada como ectoparasita e se alimenta exclusivamente do sangue de seu hospedeiro, seja o homem ou outros animais domésticos.

As pulgas que atacam o cachorro, rato ou o homem são da mesma espécie?

Existem espécies relacionadas para cada tipo de hospedeiro como a pulga-do-rato, por exemplo, porém elas não têm muita especificidade, assim uma mesma espécie de pulga a procura de alimento pode atingir diferentes espécies de hospedeiros.

A pulga pode transmitir doenças ao homem?

Sim, e entre as mais graves estão a peste e o tifo murino causadas por espécies de Rickettsia e transmitidas pela pulga-do-rato Xenopsylla cheopsis. As suas picadas também podem causar irritação severa na pele.

A pulga pode transmitir doenças aos animais domésticos?

Sim, e entre algumas estão as causadas por bactérias (tularemia), por riquétsias (peste) e por helmintos (especialmente em cães e gatos).

Como as pulgas se reproduzem?

A cópula pode ocorrer em cima do hospedeiro ou no ninho deste. Após a fecundação, a fêmea necessita de repasto sangüíneo para começar a colocar seus ovos que, em geral, são depositados no ninho de seu hospedeiro ou simplesmente no solo. Dos ovos eclodem larvas que passam por 3 fases de crescimento até sofrerem a muda final para atingir a fase adulta.

Quanto tempo vive uma pulga?

Este tempo é variável, de alguns dias a muitos meses, e pode estar ligado a uma série de fatores, dependendo da espécie, tais como às condições de temperatura e umidade do ambiente e de seu estado alimentar.

Porque em ambientes fechados as pulgas se reproduzem mais?

A temperatura mais elevada neste tipo de ambiente favorece a reprodução das pulgas.

Como as pulgas fazem para sobreviver na ausência do homem?

Como não possuem especificidade quanto ao seu hospedeiro, na ausência do homem podem se alimentar do sangue de diversos outros mamíferos e aves. Além disso, podem sobreviver durante muito tempo sem alimentação.

As pulgas se reproduzem mais em ambiente quente ou frio?

As pulgas se reproduzem mais rapidamente em ambientes quentes.

Quais são os métodos utilizados pelas empresas em uma dedetização?

Em geral, micropulverização ou polvilhamento (aplicação de pó) contendo inseticidas do tipo piretróides e organofosforados.

Fazendo uma dedetização, as pulgas existentes no cachorro morrem também?

Não. É necessária a aplicação de um inseticida apropriado na pelagem do cachorro, além de, em certas condições, remoção manual dos parasitas.

Qual a função da pulga no ecossistema?

As pulgas na forma adulta são ectoparasitas obrigatórios, ou sejam, se alimentam única e exclusivamente de sangue.

Quais animais a pulga não ataca?

As pulgas acometem todos os vertebrados, exceto répteis, anfíbios e peixes.

Como acabar com as pulgas em determinados ambientes?

Deve-se efetuar o combate em três níveis: sobre o animal infestado, no interior do ambiente infestado e na circunvizinhança do local infestado. O uso de aspirador de pó é mais recomendado do que a simples varreção e a lavagem do piso dos domicílios é mais eficaz se realizada com água quente.

Como eliminar pulgas em um cachorro?

Podem ser utilizados diferentes métodos, desde a catação manual, até a lavagem e a escovação dos pêlos, além de uma dedetização específica no ambiente onde vive o animal.

Existe algum processo doméstico para evitar pulgas?

A melhor maneira para se prevenir da presença de pulgas no ambiente doméstico é tornar o ambiente em que vive o seu animal de estimação arejado e ventilado, já que elas prosperam no calor e na umidade. Além disso, é imprescindível a lavagem freqüente do local onde o animal de estimação dorme. Rejuntar o piso da casa também é uma boa medida para não oferecer abrigo ao inseto.

Quantos metros ou centímetros as pulgas pulam?

As pulgas podem pular até 100 vezes o tamanho do seu próprio corpo.

As pulgas resistem ao uso de inseticidas?

Sim, tanto a forma de ovo e em especial a forma de pupa (que antecede a emergência do adulto) são mais impermeáveis, portanto, o inseticida pode não matar o inseto nestas ocasiões.

Como se dá a morte de uma pulga após uma dedetização?

A intoxicação se dá no sistema nervoso, via sistema respiratório.

As pulgas também vivem em sociedades como as formigas?

Não.

As pulgas sobrevivem na água?

As pulgas não são organismos adaptados para viver em água e nem possuem aparelho respiratório apropriado para tal, por isso não resistem por muito tempo quando caem na água.

Desentupidora Porto Alegrewww.desentupidoraportoalegre.com.br

FAQ – Perguntas e Respostas sobre as Traças

Do que se alimentam as traças?

As traças saltadoras (Ordem Microcoryphia) alimentam-se de algas, líquen, musgo e até frutas em decomposição. Já as traças-de-livros (Ordem Thysanura) alimentam-se do amido contido em qualquer tipo de material. Já as traças das roupas (comum nos armários embutidos) se alimentam de queratina, porém esses animais são a fase de lagarta de uma mariposa.

Porque as traças aparecem nas casas?

As traças aparecem em casas devido ao fato de que alguns lugares em nossas residências são propensos para que elas se desenvolvam, principalmente os lugares mais úmidos. Lá, elas encontram abrigo e alimento.

Naftalina é bom para eliminar traças?

A Naftalina é outro nome da substância química Naftaleno, um composto aromático com dois anéis benzênicos. Pode ser utilizada como uma maneira de se prevenir o aparecimento de traças, mas é também tóxico aos humanos.

Existe algum produto caseiro para eliminar as traças nos armários?

O cravo-da-índia pode ser utilizado, porém, não existem estudos científicos que comprovem a eficácia do mesmo.

O que fazer em acervos de livros para as traças não aparecerem?

A melhor maneira é manter os livros em lugares ventilados e não muito escuros. Fazer limpezas frequentes, removendo as traças.

Qual ambiente é mais propicio para a proliferação de traças?

Ambientes fechados, escuros e com pouca ventilação.

As traças causam doenças ao homem?

Ainda não existem pesquisas que mostrem que traças podem causar doenças nos serem humanos, e não é provável que o façam.

Qual a importância das traças para o meio ambiente?

Como todas as espécies, gêneros ou grupos de animais ou plantas, quaisquer dos tipos de traça, têm seu lugar nas cadeias alimentares naturais. Assim, não se pode dizer que uma espécie tem mais ou menos importância para o meio ambiente. Todas tem.

As traças atacam os alimentos?

O nome traça é muito genérico. Assim, são também chamadas de traças os estágios larvais de borboletas ou mariposas, como no caso a traça-do-tomate (Tatu absoluta), e a traça da farinha (Ephestia kuehniella ou Anagasta küehniella) atacando assim alimentos. As traças da Ordem Microcoryphia podem ser alimentar de frutas em decomposição e enquanto da ordem Thysanura podem chegar a consumir alimentos que contém amido, como a farinha por exemplo.

As traças mordem?

As traças possuem peças bucais do tipo mastigador utilizados na sua alimentação, sendo assim, elas apresentam mordida, porém, não existem informações de casos de mordidas de traças em serem humanos.

Desentupidora Porto Alegrewww.desentupidoraportoalegre.com.br

Ligue Agora

(51) 3402.1852

Agende um visita

(51) 3224.0691

Emergência!

(51) 9917.8266

ORÇAMENTO GRATUITO: